24 de maio de 2011

Estudo de caso 1 - Projeto 2º semestre.

ESTUDO DE CASO 1: QUARTO DE CRIANÇA. CAROLINE BOLLMANN.
Brinquedos, tênis, livros e videogame. Quando entramos em um quarto de criança, estes são apenas alguns objetos que encontramos espalhados pelo chão, cama e escrivaninha. Embora ideal, seria impossível acreditar que a boa educação fosse necessária para que os pequenos organizassem cada uma das coisas em seu lugar, e que mantivessem a ordem e a beleza no ambiente em que brincam, dormem e estudam.
O projeto arquitetônico deste lugar deve ser cuidadosamente trabalhado para ajudar na organização da casa, sem que seja necessário privar as crianças de brincar de cabana ou supermercado. Além da praticidade e funcionalidade do lugar, deve se considerar também que o proprietário do espaço não é mais um pequeno bebê e não gosta de elementos que lembrem a esse não tão distante época da vida.
Isso é um desafio, mas com a ajuda de profissionais, pais e filhos ficam bastante satisfeitos com o resultado. Pequenas idéias como separar espaços e criar nichos decorativos para guardar objetos, podem resolver grandes problemas.
Segundo a arquiteta Caroline Bollmann, experiente na arte de ambientar espaços infantis, o ponto de partida deve ser sempre o perfil da criança,
“O projeto de um quarto é muito mais do que uma simples combinação
de cores, formas e conceitos. Cada detalhe funciona como atrativo
específico, instigando a criança a desenvolver melhor seus sentidos e suas
capacidades de concentração.”

Parque de diversões
A dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande criaram um parque de diversões no quarto de um menino. A cama fica em um local mais elevado e está cercado por um navio de madeira, com direito a timão e mastro, que possui uma escada que leva até a cama auxiliar que é usada pelos amigos. Do outro lado, há uma bancada para suporte dos brinquedos, que ficam a mostra. Além disso, outra bancada, que está situada na lateral, tem computador, som e televisão. Segundo Casagrande,
“Cada elemento e material compositivo produzem
uma percepção diferente no intelecto da criança,
estimulando e incentivando a imaginação e criatividade,
sem deixar de lado a segurança, é claro”.


Figura 1. Cama no navio de madeira, timão e mastro, e uma escada que leva até parte de cima usada pelos amigos. E também uma bancada para os brinquedos, computador, som e televisão na lateral.

VITRINE ADC. Quarto de criança: bagunça ou diversão? Disponível em: http://www.vitrineadc.com.br/secoes/interiores/40-quarto-menino/159-quarto-de-crianca-bagunca-ou-diversao.html Acesso em: 22 de maio de 2011.



Angela Beatriz Basso
Amanda Perin

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